COMPREENSÃO HISTÓRICA: TEMPORALIDADE:ESPACIALIDADE: CONTEXTUALIZAÇÃO
2º ciclo
Temporalidade
Aplica os conceitos de mudança/permanência na caracterização das sociedades que se constituíram no espaço português em diferentes períodos; identifica, localiza no tempo e caracteriza alterações significativas da sociedade portuguesa, e estabelece relações passado/presente, especificando contributos para o Portugal contemporâneo, utilizando correctamente o vocabulário próprio da disciplina.
Experiências de aprendizagem
Construção e interpretação de frisos cronológicos respeitantes a diferentes escalas de espaço, tempo e quadro de referência (individual, familiar, local, regional, nacional, internacional, cultural, etc. ...).
Interpretação e elaboração de linhas/árvores genealógicas a propósito de acontecimentos significativos (crises dinásticas, por exemplo).
Utilização de unidades de referência temporal com ênfase para o milénio, século, década na ordenação de situações históricas concretas.
Contacto com diferentes sistemas de datação (calendários e acontecimentos de referência em diferentes culturas e momentos históricos), com particular destaque para o conhecimento e manipulação do calendário cristão (a.C./d.C.).
Seriação, ordenação e comparação de factos, acontecimentos, situações, objectos ou processos através de quadros, mapas, gráficos, tabelas, etc., que proporcionem a explicitação de mudanças, continuidades e simultaneidades.
Apropriação e emprego de conceitos e vocabulário de suporte às representações e construção de relações da temporalidade (constituição de um glossário).
Utilização de conceitos de tempo na produção de pequenas biografias, diários e narrativas.
Espacialidade
Conhece a localização relativa do território português, caracteriza os principais contrastes na distribuição espacial das actividades económicas e formas de organização do espaço português em diferentes períodos, relacionando-as com factores físicos e humanos, utilizando correcta –mente vocabulário específico da disciplina, bem como técnicas adequadas de expressão gráfica.
Experiências de aprendizagem
Manuseamento do globo e de plantas/mapas de diferentes naturezas, escalas e realidades representadas (políticos, geográficos, climáticos, históricos, económicos, religiosos...).
Familiarização e uso da simbologia e convenções utilizadas nos mapas.
Reconhecimento e interpretação de escalas (numéricas e gráficas).
Utilização de sistemas de orientação (rosa-dos-ventos/pontos cardeais).
Elaboração em mapas mudos de itinerários e percursos (rotas, viagens, etc.).
Confronto entre observação directa dos espaços e diferentes modalidades da sua representação, itinerários no terreno e a respectiva reconstituição gráfica.
Organização do atlas da aula.
Apropriação e emprego de conceitos e vocabulário de suporte às representações e construção de relações da espacialidade (constituição de um glossário).
Contextualização
Distingue características concretas de sociedades que se constituíram no espaço português em diferentes períodos e estabelece relações entre os seus diversos domínios, utilizando correcta –mente o vocabulário específico da disciplina.
Experiências de aprendizagem
Exploração das ideias tácitas dos alunos como base para a construção do conhecimento histórico.
Observação, caracterização e interpretação de gravuras, fotografias, vídeos/filmes e objectos referentes a vários domínios da vida estudada das sociedades, nas várias épocas (organização/actividades económicas; organização política; estrutura social; aspectos culturais e artísticos).
Realização de pequenas pesquisas sobre temas de história regional e local, integrando-as no quadro da História de Portugal.
Realização de visitas de estudo/trabalho.
Organização de dossiers temáticos.
Organização de um glossário com vocabulário de suporte à representação das relações entre os diversos domínios da sociedade.
Trabalho (escrito, inclusivé) com fontes de diversos tipos e com múltiplas perspectivas dos vários períodos, para conhecimento das ideias, valores e atitudes características de cada sociedade e época.
Produção de pequenas biografias, diários, narrativas e resumos.
Reconstituição do funcionamento das instituições em várias épocas.
Realização de dramatizações/reconstituição de situações históricas.
3.º ciclo
Temporalidade
Identifica e caracteriza fases principais da evolução histórica e grandes momentos de ruptura. Localiza no tempo eventos e processos, distingue ritmos de evolução em sociedades diferentes e no interior de uma mesma sociedade, estabelecendo relações entre passado e presente e aplicando noções emergentes de multiplicidade temporal.
Experiências de aprendizagem
Análise e elaboração de tabelas cronológicas cujos dados evidenciem ritmos de mudança de duração diversa (longa duração, média duração e curta duração) e que situem no tempo acontecimentos significativos de culturas e civilizações.
Interpretação e construção de barras/frisos cronológicos paralelos para diversas culturas ou civilizações, verificando diferentes ritmos de evolução das sociedades.
Elaboração de representações gráficas do tempo em que se registam diversos aspectos (guerra, política, aspectos sociais, etc.).
Seriação, ordenação e comparação de factos, acontecimentos, situações, objectos ou processos através de quadros, mapas, gráficos, tabelas, etc., que proporcionem a explicitação das noções de evolução e multiplicidade temporal.
Organização de um glossário: utilização de conceitos e vocabulário de suporte às representações e construção de relações de temporalidade.
Utilização de unidades de referência temporal, com ênfase para o milénio, século, quarto de século e década na ordenação de situações históricas concretas.
Espacialidade
Localiza no espaço, com recurso a formas diversas de representação espacial, diferentes aspectos das sociedades humanas em evolução e interacção, nomeadamente alargamento de áreas habitadas/fluxos demográficos, organização do espaço urbano e arquitectónico, áreas de inter –venção económica, espaço de dominação política e militar, espaço de expansão cultural e linguística, fluxos/circuitos comerciais, organização do espaço rural, estabelecendo relações entre a organização do espaço e os condicionalismos fìsico-naturais.
Experiências de aprendizagem
Análise comparativa e elaboração de plantas, mapas, tabelas, gráficos e esquemas que clarifiquem sobre a distribuição espacial de diferentes dados históricos.
Manuseamento de plantas/mapas de diferentes naturezas e escalas e realidades representadas (políticos, geográficos, climáticos, históricos, económicos, religiosos...).
Reconhecimento, interpretação e utilização de escalas (numéricas e gráficas).
Elaboração em mapas mudos de itinerários e percursos (rotas, viagens, etc.).
Organização de um glossário: utilização de conceitos e vocabulário de suporte às representações e construção de relações da espacialidade.
Interpretação da simbologia e convenções utilizadas nos mapas.
Organização de um atlas histórico.
Construção de maquetas que representem a organização humana do espaço (urbano, arquitectónico, rural).
Contextualização
Distingue, numa dada realidade, os aspectos de ordem demográfica, económica, social, política e cultural e estabelece conexões e inter-relações entre eles; interpreta o papel dos indivíduos e dos grupos na dinâmica social; reconhece a simultaneidade de diferentes valores e culturas e o carácter relativo dos valores culturais em diferentes espaços e tempos históricos; relaciona a história nacional com a história europeia e mundial, abordando a especificidade do caso português; aplica os princípios básicos da metodologia específica da história.
Experiências de aprendizagem
Exploração das ideias tácitas dos alunos como base para a construção do conhecimento histórico.
Pesquisa de dados históricos em trabalho individual ou em grupo para confirmar/refutar hipóteses, recorrendo à informação do meio e à informação dos media (imprensa escrita, rádio, televisão, Internet ) .
Análise comparativa de diferentes tipos de dados registados em fontes variadas (escritas, visuais, audio-visuais, cartográficas, etc.).
Interpretação e análise cruzada de fontes com mensagens diversas.
Organização de dossiers personalizados sobre temas estudados, nomeadamente sobre história regional e local.
Organização de um glossário: apropriação de conceitos e vocabulário de suporte à representação e construção de relações das sociedades estudadas.
Elaboração de pequenas sínteses narrativas, esquemas e mapas conceptuais.
Realização de debates para problematizar e buscar respostas em torno de situações históricas concretas.
Realização de pequenos trabalhos de pesquisa que impliquem a utilização de recursos informáticos.
Preparação de pequenas comunicações orais sobre trabalhos realizados.
Dramatização/reconstituição de situações históricas.
Representação plástica de situações e episódios históricos, monumentos, etc.
Organização pelos alunos de exposições, ao nível da escola, sobre temas de história.
Correspondência com alunos de outras regiões e países sobre temas de história regional e local.