"Portugal no Século XV e XVI"
17/12/2011 21:22
Identificar as condições naturais, humanas e técnicas que possibilitaram a Expansão marítima. | |
Reconhecer o contributo das grandes viagens marítimas para o conhecimento da terra. | |
Identificar os principais rumos e etapas da Expansão portuguesa. | |
Reconhecer a importância do Tratado de Tordesilhas. | |
Localizar no mapa-mundo as áreas que constituíam o Império Português no séc. XVI. | |
Descrever as condições naturais dos arquipélagos atlânticos com as respectivas formas de colonização e aproveitamento económico. | |
Reconhecer diferenças nos modos de vida dos povos contactados pelos Portugueses. | |
Identificar os principais produtos comerciados pelos Portugueses na costa ocidental africana. | |
Explicar a forma de ocupação e exploração económica do Oriente. | |
Identificar os principais produtos comerciados pelos portugueses no Oriente. | |
Relacionar as condições naturais e humanas do Brasil com as formas de povoamento e de exploração económica. | |
Identificar os principais produtos explorados no Brasil. | |
Reconhecer a importância dos novos produtos trazidos pelos portugueses da África, do Oriente e do Brasil. | |
Relacionar o crescimento da população de Lisboa com as migrações. | |
Relacionar a actividade comercial com as actividades artesanais que se desenvolveram no porto de Lisboa. | |
Estabelecer diferenças/contrastes entre os modos de vida dos vários grupos sociais da Lisboa quinhentista. | |
Caracterizar a arte manuelina. | |
Reconhecer valores patentes em acções individuais e colectivas. | |
Desenvolver atitudes de respeito para com povos de culturas diferentes. | |
Desenvolver a sensibilidade estética através da apreciação de criações artísticas e literárias. | |
Conceitos: Expansão marítima; arquipélago; vento; corrente marítima; rota; meridiano; paralelo; caravela; nau; carta náutica; astrolábio; quadrante; capitania; colonização; missionação; escravo; etnia; migração; emigração; imigração; planta; monopólio; especiaria; arte manuelina. |